O bacharel em Ciências Contábeis é um profissional indispensável em todas as entidades públicas ou privadas, de fins econômicos, prestando serviços como empregado, funcionário ou profissional autônomo. O Contador planeja, coordena, controla os registros negociais de uma empresa, permitindo que se tenha uma visão precisa do patrimônio. Interpreta eventos econômicos e fornece informações para que os dirigentes da empresa tomem as decisões sobre a direção do negócio, orienta, mostra e indica os pontos de atenção, como o volume de despesas acima da média e traça a melhor maneira de tributação a ser seguida. Registra fatos administrativos e responsabiliza-se pelo pagamento de tributos. Também pode ajudar a traçar planos de investimento.
PORTARIA Nº 631, DE 15 DE SETEMBRO DE 2006 O Secretário de Educação Superior, usando da competência que lhe foi delegada pelo Decreto no 5.773, de 09 de maio de 2006, e tendo em vista o Despacho nº 1392/2006, do Departamento de Supervisão do Ensino Superior, conforme consta do Processo nº 23000.009812/2005-39, resolve: Art. 1º – Autorizar o funcionamento do curso de Ciências Contábeis, bacharelado, com 60 (sessenta) vagas totais anuais, no período noturno, a ser ministrado pela Faculdade de Ensino Superior Santa Bárbara, Rua XI de Agosto, nº 2.900, Bairro Valinho, na cidade de Tatuí, Estado de São Paulo, mantida pela Associação de Ensino Julian Carvalho, com sede na cidade de Marília, Estado de São Paulo. Art. 2º – Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
RECONHECIMENTO DO CURSOPortaria nº 471/2011 de 22/11/2011, D.O.U. 24/11/2011, página 59, seção 1.
Renovação: Portaria nº 503/2016 de 16/09/2016, D.O.U. 20/09/2016, páginas 16 e 17, seção 1.
Esta é uma atividade do curso de Ciências Contábeis que visa proporcionar a acadêmicos e participantes o acesso a temas, debates e estudos de caso sobre os principais fatores que influenciam a tomada de decisões nas companhias. Abordamos os mais complexos temas da atualidade nos cenários corporativo, político, econômico e financeiro.
Além disso, o evento oferece a oportunidade de interagir com as demandas e expectativas do mercado de trabalho, promovendo uma formação complementar para o Bacharel em Ciências Contábeis. Preparamos os participantes para conhecerem o perfil do profissional que atuará na elaboração de relatórios econômico-financeiros, ampliando o uso da ferramenta contábil como apoio na tomada de decisões.
Os Projetos Integradores são a ponte entre a teoria e a prática na formação dos estudantes. Essenciais em muitos cursos de graduação, eles alinham o aprendizado acadêmico às demandas da sociedade e do mercado de trabalho.
Esses projetos desafiam os alunos a aplicar conhecimentos de diversas disciplinas e áreas do saber para resolver problemas complexos ou desenvolver soluções inovadoras. Ao invés de estudar a matéria isoladamente, os estudantes partem de um problema ou desafio real, mobilizando conhecimentos, habilidades e atitudes de modo multidisciplinar.
Frequentemente desenvolvidos em grupos, os Projetos Integradores promovem a troca de ideias e a construção coletiva do conhecimento, estimulando o pensamento crítico, o espírito empreendedor e inovador, e a integração de pesquisa e extensão. Essa metodologia colaborativa forma profissionais mais completos e preparados para os desafios do futuro.
Este é um evento tradicional e muito aguardado, que geralmente acontece uma vez por ano, dedicado a aprofundar e discutir temas relevantes para uma área específica do conhecimento. É uma oportunidade para estudantes, professores e a comunidade em geral se conectarem com as últimas tendências e inovações de um determinado campo.
Esses eventos são planejados para serem enriquecedores e variados, oferecendo uma gama de atividades que vão além da sala de aula. Na semana de curso, algumas das atividades que os estudantes podem interagir são:
A importância desses eventos está associada à atualização do conhecimento, conhecer e interagir com profissionais da área, desenvolver habilidades de conversação em debates, pensamento crítico, trabalho em equipe e liderança.
Portanto, esta é uma experiência de aprendizado dinâmica e multifacetada que complementa e enriquece a formação acadêmica.
DISCIPLINAS | CARGA HORÁRIA | DOCENTE |
---|---|---|
CÁLCULO I | 40 horas | - |
COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL | 40 horas | - |
FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO | 80 horas | - |
INTRODUÇÃO A CONTABILIDADE | 40 horas | - |
INTRODUÇÃO AO DIREITO | 40 horas | - |
JOGOS DE EMPRESAS | 40 horas | - |
METODOLOGIA CIENTÍFICA E PESQUISA I | 40 horas | - |
MICROECONOMIA | 40 horas | - |
PROJETO INTEGRADOR 1 | 20 horas | - |
SOCIOLOGIA E CIDADANIA | 40 horas | - |
TOTAL | 420 horas | - |
DISCIPLINAS | CARGA HORÁRIA | DOCENTE |
---|---|---|
ANÁLISES ORGANIZACIONAIS | 40 horas | - |
CÁLCULO II | 40 horas | - |
CONTABILIDADE | 80 horas | - |
EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO | 40 horas | - |
FILOSOFIA E ÉTICA | 40 horas | - |
LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA | 40 horas | - |
MACROECONOMIA | 80 horas | - |
METODOLOGIA CIENTÍFICA E PESQUISA II | 40 horas | - |
PROJETO INTEGRADOR 2 | 20 horas | - |
TOTAL | 420 horas | - |
DISCIPLINAS | CARGA HORÁRIA | DOCENTE |
---|---|---|
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA | 40 horas | - |
CONTABILIDADE E ANÁLISE DE BALANÇOS | 40 horas | - |
CONTABILIDADE GERENCIAL | 40 horas | - |
DIREITO TRIBUTÁRIO | 40 horas | - |
GESTÃO AMBIENTAL | 40 horas | - |
LIBRAS | 40 horas | - |
MATEMÁTICA FINANCEIRA | 80 horas | - |
PROJETO INTEGRADOR 3 | 20 horas | - |
PSICOLOGIA | 40 horas | - |
SOCIOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES | 40 horas | - |
TOTAL | 420 horas | - |
DISCIPLINAS | CARGA HORÁRIA | DOCENTE |
---|---|---|
ANÁLISE DE CUSTOS | 80 horas | - |
DIREITO COMERCIAL E SOCIETÁRIO | 40 horas | - |
EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E RELAÇÕES ÉTNICOS RACIAIS | 40 horas | - |
ESTATÍSTICA APLICADA A GESTÃO | 80 horas | - |
GESTÃO DE INVESTIMENTO E RISCO | 40 horas | - |
GESTÃO SOCIAL | 40 horas | - |
PROJETO INTEGRADOR 4 | 20 horas | - |
RACIOCÍNIO LÓGICO | 40 horas | - |
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO | 40 horas | - |
TOTAL | 420 horas | - |
DISCIPLINAS | CARGA HORÁRIA | DOCENTE |
---|---|---|
ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS I | 40 horas | - |
CONTABILIDADE COMERCIAL E SOCIETÁRIA | 40 horas | - |
CONTABILIDADE COOPERATIVA | 40 horas | - |
CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA I | 80 horas | - |
CONTABILIDADE PÚBLICA | 40 horas | - |
CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA | 40 horas | - |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I | 160 horas | - |
MÉTODOS QUANTITATIVOS E PROCESSOS DECISÓRIOS | 40 horas | - |
PROJETO INTEGRADOR 5 | 20 horas | - |
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO | 40 horas | - |
TEORIA DA CONTABILIDADE I | 40 horas | - |
TOTAL | 580 horas | - |
DISCIPLINAS | CARGA HORÁRIA | DOCENTE |
---|---|---|
ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS II | 80 horas | - |
CONTABILIDADE DO AGRONEGÓCIO | 40 horas | - |
CONTABILIDADE DO TERCEIRO SETOR | 40 horas | - |
CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA II | 80 horas | - |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II | 160 horas | - |
FINANÇAS CORPORATIVAS E AVALIAÇÃO DE EMPRESAS | 80 horas | - |
INGLÊS INSTRUMENTAL | 40 horas | - |
PROJETO INTEGRADOR 6 | 20 horas | - |
TEORIA DA CONTABILIDADE II | 40 horas | - |
TOTAL | 580 horas | - |
DISCIPLINAS | CARGA HORÁRIA | DOCENTE |
---|---|---|
ANÁLISE FISCAL | 40 horas | - |
CONTABILIDADE AVANÇADA | 80 horas | - |
CONTABILIDADE INTERNACIONAL | 40 horas | - |
CONTROLADORIA I | 80 horas | - |
GESTÃO DE CAPITAL DE GIRO, ORÇAMENTO E CONTROLE | 80 horas | - |
LABORATÓRIO CONTÁBIL I | 40 horas | - |
LOGÍSTICA E SUPPLY CHAIN | 40 horas | - |
TOTAL | 400 horas | - |
DISCIPLINAS | CARGA HORÁRIA | DOCENTE |
---|---|---|
ANÁLISE ATUÁRIA | 40 horas | - |
AUDITORIA CONTÁBIL | 80 horas | - |
CONTROLADORIA II | 40 horas | - |
ESTUDOS DISCIPLINARES | 40 horas | - |
GESTÃO DE CARREIRAS | 40 horas | - |
LABORATÓRIO CONTÁBIL II | 40 horas | - |
PERÍCIA, INTERMEDIAÇÃO E ARBITRAGEM | 40 horas | - |
SIMULAÇÃO EMPRESARIAL AVANÇADA | 40 horas | - |
TÓPICOS CONTÁBEIS (PREPARATÓRIOS CRC) | 40 horas | - |
TOTAL | 400 horas | - |