O Núcleo de Iniciação Cientifica Extensão e Apoio (NICEA) respalda as questões de acessibilidade acadêmica alinhando-se com a Portaria MEC nº 3.284/2003, o Decreto nº 5.296/2004, o Decreto nº 6949/2009, o Decreto nº 7611/2011, a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (13.146/2015) - em relação a Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, dispostas na Lei N° 12764, de 27 de dezembro de 2012, na Norma Brasil nº 9.050 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Em consonância com o seu Plano de Desenvolvimento Institucional, (válido até 2024) e, comprometida com o atendimento às recomendações internacionais, os aparelhos legais nacionais e, às possibilidades de responder às Políticas Educacionais que apoiam a Educação Inclusiva, a FAESB apresenta uma política institucional que busca assegurar aos estudantes com indigências educacionais especiais, a acessibilidade física, atitudinal, tecnológica e psicopedagógica, que materializam os princípios da inclusão educacional, possibilitando aos seus discentes não somente o acesso, mas também, condições plenas de participação e aprendizagem.
Considera que a inclusão educacional não é apenas do interesse dos estudantes que demandam atendimento diferenciado, mas também da instituição, que tem como missão a formação do profissional capaz de conviver na diversidade e formar-se na cidadania.
Dentre os serviços de apoio que são oferecidos aos alunos para que os mesmos possam obter melhor desempenho acadêmico e profissional, a Faculdade de Ensino Superior Santa Barbara - FAESB apresenta em sua estrutura organizacional.
NAC: Núcleo de Acessibilidade
Iniciação Científica
“Para desenvolver um país é necessário desenvolver pessoas: elevar o patamar de informação disponível e prover a população de conhecimentos básicos de ciência e tecnologia, porque esses conhecimentos são centrais hoje em dia. Além disso, é necessário estimular os jovens a se tornarem profissionais da ciência e da tecnologia, para avançarmos no conhecimento existente. Assim, é preciso que desde os primeiros anos da educação formal os(as) estudantes sejam postos em contato com a cultura científica, ou seja, com a maneira científica de produzir conhecimento e com as principais atividades humanas que têm moldado o meio ambiente e a vida humana ao longo da história. Acima de tudo, é preciso permitir que sejam criativos e inovadores. E capazes de sonhar! Esses são os principais ingredientes da ciência.” (CNPQ, 2015)
O Programa de Iniciação Científica (PIC) da Faculdade de Ensino Superior Santa Bárbara tem como objetivos despertar a vocação científica dos alunos de graduação, estimular e desenvolver o pensamento científico, aptidão criativa, capacidade crítica, buscar soluções inovadoras, bem como desenvolver a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisas e conscientizar o aluno das questões sociais e éticas inerentes à pesquisa científica. Desta forma, podemos proporcionar um espaço institucional para formação de futuros pesquisadores.
Professores e alunos interessados em participar do Programa de Iniciação Científica deverão atentar ao Calendário Acadêmico e a editais publicados no Mural da IES.
A FAESB tem muito orgulho dos acadêmicos e professores que desde 2014 desenvolvem projetos de IC. Entendemos que o trabalho, tão bem desempenhado e desenvolvido por vocês consolidou o nosso Programa de Iniciação Científica da FAESB - PIC.
Profa. Ma. Cristiane Bevilaqua Mota
(Direção Acadêmica)
VISÃO GERAL:
Instituído para atuar como um órgão de apoio acadêmico, formado por uma equipe multidisciplinar, atendendo a recomendação da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (SESu/MEC).
Ancorado no NICEA e idealizado em consonância com os princípios da educação inclusiva, o NAC desenvolve ações que procuram assegurar não somente o acesso físico, mas também a permanência e a participação do discente com necessidades especiais e problemas de aprendizagem no ambiente educacional.
A FAESB almeja assim, criar uma consciência coletiva e estrutural que contemple não apenas a eliminação de barreiras arquitetônicas, mas que também oriente práticas educacionais - pedagógicas e atitudinais - com ações que valorizem a diversidade e considerem as necessidades educacionais de cada estudante.
Observa-se aqui que dificuldades de aprendizagem podem ser passageiras e possíveis de serem solucionadas com estratégias pontuais. Já os problemas ou transtornos de aprendizagem correspondem a um padrão de dificuldade (s) muito acima do esperado, exigindo um acompanhamento intensivo e sistematizado.
Dessa forma, o NAC está preparado para lidar com dificuldades e problemas de aprendizagem, assim como transtornos cognitivos, inclusive os do espectro autista– TEA, de forma a incluir esses alunos nos processos de ensino e aprendizagem.
Dentro de uma dimensão preventiva, o NAC proporciona aos educandos, orientação, atendimento psicopedagógico, encaminhamento psicoterápico, além de, possibilitar intervenções junto aos gestores e professores, pensando coletivamente sobre arranjos e adaptações de currículo, e de propostas e atividades metodológicas para atender as necessidades educacionais. Objetiva facilitar a permanência e o êxito do alunado no processo de ensino e aprendizagem, além de colaborar com a prática docente dentro da FAESB.
É composto assim, por dois centros de atuações, um voltado para os alunos e, o outro, para a formação contínua em serviço de gestores e docentes:
CAAP - Centro de apoio e atendimento psicopedagógico - Voltado para os discentes
O apoio ao discente na Instituição é amplo e contempla ações de acolhimento e permanência, acessibilidade metodológica e instrumental. Dentre outras, as principais finalidades do CAAP são:
- oferecer acompanhamento sistematizado e individualizado os acadêmicos com dificuldades, problemas de aprendizagem e/ou transtornos cognitivos ao longo da graduação, assessorando-os em suas dúvidas e ansiedades;
- favorecer o desenvolvimento pessoal, social e cultural essenciais à formação desses futuros profissionais, possibilitando-lhes uma participação efetiva na melhoria da qualidade de ensino.
CPED - Centro de Práticas educacionais diversificadas: voltado para Gestores e Docentes
Compete á supervisão geral, acondicionar o processo de capacitação dos gestores e professores dos diferentes cursos ofertados pela FAESB (tanto para a modalidade presencial quanto à distância), observando o espectro da acessibilidade pedagógica e atitudinal, de forma a adotarem uma metodologia que assegure o acesso e a qualidade no processo de ensino.
Serão ofertadas para tanto, orientações para professores e gestores sobre procedimentos metodológicos e avaliativos diferenciados que contemplem práticas educacionais inclusivas, a serem utilizadas posteriormente em aulas.
O CPED visa ainda priorizar a construção de uma relação entre acadêmicos, reitoria, coordenação e professores para que juntos possam transformar a realidade acadêmica, recebendo, analisando, investigando e encaminhando solicitações desses segmentos aos setores responsáveis, sugerindo ações e mudança para a melhoria dos sistemas de gestão.
Extensão
“A extensão universitária tem logrado, ao longo da última década, consolidar-se enquanto espaço de aprendizagem reconhecido institucionalmente, na academia. Contribuíram para esta consolidação:
Regulamento FAESB Solidária 2024 - Download
Programa de Monitoria
“São aulas de reforço para os discentes do primeiro ano de faculdade, por ainda estarem em processo de adaptação ao ritmo de estudos imposto pela graduação. A monitoria é realizada por um aluno que se destaque no acompanhamento das aulas, e passa a ser supervisionado pelo docente responsável pelo conteúdo a ser ministrado como reforço e como insentivo recebe uma bolsa de estudos.
Toda a atividade da Monitoria é documentada e assistida pela Direção Acadêmica e pelo NICEA (Núcleo de Iniciação Científica, Extensão e Apoio)
Inscrições pelo formulário:
Acesse aqui o Formulário Edital 1-2023 Regulamento
Cristiane Bevilaqua Mota (Diretora Acadêmica)
Apoio Psicopedagógico
O Núcleo de Apoio ao Discente (NAD) é um serviço de apoio pedagógico e psicológico aos Discente que tem por finalidade:
O NAD oferece atendimentos individuais e/ou em grupo, sendo que a inserção do aluno no programa ocorrerá por iniciativa própria, por encaminhamento de professores ou coordenadores de seus cursos ou ainda por solicitação de familiares do discente. O encontro será agendado pelo coordenador do Curso. Os procedimentos adotados são:
Documentação para download
Requerimento para Ingresso em Regime de exercício Domiciliar   Regulamento para Atividades Domiciliares
Nivelamento
O Programa de Nivelamento é uma ação do NICEA e tem como propósito desenvolver trabalho transversal para acolhimento, permanência para todos os cursos e apoio pedagógico. Para elaborar ações para o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes, para formar as competências inerentes à formação escolhida com vista a recuperação e revisão contínua para atualização curricular sistemática de conteúdo. O Nivelamento além de recuperação de conteúdo contempla: programas de acolhimento e permanência do discente; programas de acessibilidade; monitoria; intermediação e apoio psicopedagógico.