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Atendimento

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Institucional

NICEA | NAC


O Núcleo de Iniciação Cientifica Extensão e Apoio (NICEA) respalda as questões de acessibilidade acadêmica alinhando-se com a Portaria MEC nº 3.284/2003, o Decreto nº 5.296/2004, o Decreto nº 6949/2009, o Decreto nº 7611/2011, a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (13.146/2015) - em relação a Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, dispostas na Lei N° 12764, de 27 de dezembro de 2012, na Norma Brasil nº 9.050 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Em consonância com o seu Plano de Desenvolvimento Institucional, (válido até 2024) e, comprometida com o atendimento às recomendações internacionais, os aparelhos legais nacionais e, às possibilidades de responder às Políticas Educacionais que apoiam a Educação Inclusiva, a FAESB apresenta uma política institucional que busca assegurar aos estudantes com indigências educacionais especiais, a acessibilidade física, atitudinal, tecnológica e psicopedagógica, que materializam os princípios da inclusão educacional, possibilitando aos seus discentes não somente o acesso, mas também, condições plenas de participação e aprendizagem.

Considera que a inclusão educacional não é apenas do interesse dos estudantes que demandam atendimento diferenciado, mas também da instituição, que tem como missão a formação do profissional capaz de conviver na diversidade e formar-se na cidadania.

Dentre os serviços de apoio que são oferecidos aos alunos para que os mesmos possam obter melhor desempenho acadêmico e profissional, a Faculdade de Ensino Superior Santa Barbara - FAESB apresenta em sua estrutura organizacional.


Regulamento NICEA - Download




“Para desenvolver um país é necessário desenvolver pessoas: elevar o patamar de informação disponível e prover a população de conhecimentos básicos de ciência e tecnologia, porque esses conhecimentos são centrais hoje em dia. Além disso, é necessário estimular os jovens a se tornarem profissionais da ciência e da tecnologia, para avançarmos no conhecimento existente. Assim, é preciso que desde os primeiros anos da educação formal os(as) estudantes sejam postos em contato com a cultura científica, ou seja, com a maneira científica de produzir conhecimento e com as principais atividades humanas que têm moldado o meio ambiente e a vida humana ao longo da história. Acima de tudo, é preciso permitir que sejam criativos e inovadores. E capazes de sonhar! Esses são os principais ingredientes da ciência.” (CNPQ, 2015)






“A extensão universitária tem logrado, ao longo da última década, consolidar-se enquanto espaço de aprendizagem reconhecido institucionalmente, na academia. Contribuíram para esta consolidação:



(Parte do texto extraído dos Anais do 2º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária Belo Horizonte – 12 a 15 de setembro de 2004)

Regulamento FAESB Solidária 2024 - Download






“São aulas de reforço para os discentes do primeiro ano de faculdade, por ainda estarem em processo de adaptação ao ritmo de estudos imposto pela graduação. A monitoria é realizada por um aluno que se destaque no acompanhamento das aulas, e passa a ser supervisionado pelo docente responsável pelo conteúdo a ser ministrado como reforço e como insentivo recebe uma bolsa de estudos.

Toda a atividade da Monitoria é documentada e assistida pela Direção Acadêmica e pelo NICEA (Núcleo de Iniciação Científica, Extensão e Apoio)




O Núcleo de Apoio ao Discente (NAD) é um serviço de apoio pedagógico e psicológico aos Discente que tem por finalidade:



O NAD oferece atendimentos individuais e/ou em grupo, sendo que a inserção do aluno no programa ocorrerá por iniciativa própria, por encaminhamento de professores ou coordenadores de seus cursos ou ainda por solicitação de familiares do discente. O encontro será agendado pelo coordenador do Curso. Os procedimentos adotados são:





O Programa de Nivelamento é uma ação do NICEA e tem como propósito desenvolver trabalho transversal para acolhimento, permanência para todos os cursos e apoio pedagógico. Para elaborar ações para o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes, para formar as competências inerentes à formação escolhida com vista a recuperação e revisão contínua para atualização curricular sistemática de conteúdo. O Nivelamento além de recuperação de conteúdo contempla: programas de acolhimento e permanência do discente; programas de acessibilidade; monitoria; intermediação e apoio psicopedagógico.


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