Coordenadora do Núcleo de Iniciação Científica, Extensão e Apoio: Profa. Dra. Lisiane de Almeida Martins
O NICEA – Núcleo de Iniciação Científica, Extensão e Apoio – é um órgão da Faculdade de Ensino Superior Santa Bárbara – FAESB, subordinado ao CEPEx, responsável pelo desenvolvimento de políticas acadêmicas, pedagógicas e assistenciais destinadas à comunidade civil e acadêmica dos cursos de graduação e pós-graduação.
O NICEA Atende: Iniciação Científica, Monitoria, Nivelamento, Extensão e Apoio Psicopedagógico.
Iniciação Científica
“Para desenvolver um país é necessário desenvolver pessoas: elevar o patamar de informação disponível e prover a população de conhecimentos básicos de ciência e tecnologia, porque esses conhecimentos são centrais hoje em dia. Além disso, é necessário estimular os jovens a se tornarem profissionais da ciência e da tecnologia, para avançarmos no conhecimento existente. Assim, é preciso que desde os primeiros anos da educação formal os(as) estudantes sejam postos em contato com a cultura científica, ou seja, com a maneira científica de produzir conhecimento e com as principais atividades humanas que têm moldado o meio ambiente e a vida humana ao longo da história. Acima de tudo, é preciso permitir que sejam criativos e inovadores. E capazes de sonhar! Esses são os principais ingredientes da ciência.” (CNPQ, 2015)
O Programa de Iniciação Científica (PIC) da Faculdade de Ensino Superior Santa Bárbara tem como objetivos despertar a vocação científica dos alunos de graduação, estimular e desenvolver o pensamento científico, aptidão criativa, capacidade crítica, buscar soluções inovadoras, bem como desenvolver a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisas e conscientizar o aluno das questões sociais e éticas inerentes à pesquisa científica. Desta forma, podemos proporcionar um espaço institucional para formação de futuros pesquisadores.
Professores e alunos interessados em participar do Programa de Iniciação Científica deverão atentar ao Calendário Acadêmico e a editais publicados no Mural da IES.
A FAESB tem muito orgulho dos acadêmicos e professores que desde 2014 desenvolvem projetos de IC. Entendemos que o trabalho, tão bem desempenhado e desenvolvido por vocês consolidou o nosso Programa de Iniciação Científica da FAESB - PIC.
Extensão
“A extensão universitária tem logrado, ao longo da última década, consolidar-se enquanto espaço de aprendizagem reconhecido institucionalmente, na academia. Contribuíram para esta consolidação:
Programa de Monitoria
“São aulas de reforço para os discentes do primeiro ano de faculdade, por ainda estarem em processo de adaptação ao ritmo de estudos imposto pela graduação. A monitoria é realizada por um aluno que se destaque no acompanhamento das aulas, e passa a ser supervisionado pelo docente responsável pelo conteúdo a ser ministrado como reforço e como insentivo recebe uma bolsa de estudos.
Toda a atividade da Monitoria é documentada e assistida pela Direção Acadêmica e pelo NICEA (Núcleo de Iniciação Científica, Extensão e Apoio)
Os interessados devem se inscrever até dia 26 de fevereiro. Inscrições pelo formulário:
Acesse aqui o Formulário Edital 2025 Resultado Edital 2025
Apoio Psicopedagógico
O Núcleo de Apoio ao Discente (NAD) é um serviço de apoio pedagógico e psicológico aos Discente que tem por finalidade:
O NAD oferece atendimentos individuais e/ou em grupo, sendo que a inserção do aluno no programa ocorrerá por iniciativa própria, por encaminhamento de professores ou coordenadores de seus cursos ou ainda por solicitação de familiares do discente. O encontro será agendado pelo coordenador do Curso. Os procedimentos adotados são:
Documentação para download
Requerimento para Ingresso em Regime de exercício Domicilia   Regulamento para Atividades Domiciliares
Nivelamento
O Programa de Nivelamento é uma ação do NICEA e tem como propósito desenvolver trabalho transversal para acolhimento, permanência para todos os cursos e apoio pedagógico. Para elaborar ações para o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes, para formar as competências inerentes à formação escolhida com vista a recuperação e revisão contínua para atualização curricular sistemática de conteúdo. O Nivelamento além de recuperação de conteúdo contempla: programas de acolhimento e permanência do discente; programas de acessibilidade; monitoria; intermediação e apoio psicopedagógico.