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Atendimento

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Institucional

RESPONSABILIDADE SOCIAL


A inserção social da IES é considerada relevante pelas práticas que foram adotadas para o desenvolvimento econômico-social de sua localidade. Cumprindo seu papel quanto ao desenvolvimento econômico, destaca-se que a FAESB contribui com a formação de profissionais de excelência acadêmica


As ações sociais têm o objetivo de alcançar as comunidades, ao estruturar programas que possam colaborar com a solução de problemas sociais, não apenas imediatos, como doações, mas que construam mudanças no cenário tatuiano a médio e longo prazo.


Para consolidar as ações já existentes de responsabilidade social pretende-se desenvolver em todos os cursos a ação “Seguindo Bem Fazendo o Bem”. Através do “Seguindo Bem Fazendo o Bem”, os cursos organizam diversas atividades sociais, com o propósito de envolver o aluno com a realidade de sua região, bem como despertar nele próprio um processo de mudança, despertando sua consciência social e cidadã. As atividades desenvolvidas deverão ser anualmente apresentadas durante o evento “Mostra de Responsabilidade Social” e consolidadas em um documento com o título “Indo Bem Fazendo o Bem”.


Práticas para o Desenvolvimento Social


As práticas para o desenvolvimento social compreendem:

Ações de Responsabilidade Social: Inclusão Social


A FAESB contempla em suas ações, “o compromisso social da instituição na qualidade de portadora da educação como bem público e expressão da sociedade democrática e plural, de respeito pela diferença e de solidariedade”. Promove à inclusão através de ações que combatem qualquer forma de desigualdade de acesso à educação e ao conhecimento, promovendo o desenvolvimento do meio em que está instalada, através de atitudes como inclusão da disciplina de libras nas grades curriculares, como também conteúdo de resgate, afirmação e valorização da cultura africana e indígena, além de adaptação das instalações físicas como forma de prática da inclusão.


A FAESB contribui com a acessibilidade e inclusão de pessoas no acesso à educação superior, proporcionando não apenas a estrutura física necessária, mas incutindo em seu corpo técnico-administrativo e docente atitudes assertivas de inclusão social, promovendo a formação da consciência cidadã, a dignidade humana e a igualdade, em contraposição à injustiça social.


A inclusão social da FAESB é parte de uma consciência que compreende a educação como direito humano fundamental, base para uma sociedade justa, com ações voltadas para o acesso e permanência das pessoas no ensino.


Ainda, a instituição tem o compromisso, em sua política de inclusão quanto ao:


A Instituição cumpre as exigências de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, dispostas na Lei N° 12764, de 27 de dezembro de 2012. Esta exigência possui como suporte o Núcleo de Acessibilidade (NAC) da Instituição, concebido em consonância com os princípios da educação inclusiva, desenvolve ações que assegurem não somente o acesso físico, mas também a permanência e a participação do discente com necessidades especiais no ambiente educacional.


Dessa forma, o NAC está preparado para lidar com transtornos cognitivos, inclusive os do espectro autista, de forma a incluir esses alunos nos processos de ensino e aprendizagem.


Os objetivos das políticas inclusivas são:



Relação com a Comunidade, Instituições e Empresas


A Política de Relacionamento com a comunidade, poder local e empresas visa contribuir para o desenvolvimento local, através de convênios que produzam relações orgânicas com a comunidade para que a FAESB atinja suas metas de qualidade.


Ações de Transparência e Divulgação de Informações da Instituição e das Eventuais Parcerias


Compete à organização administrativo-acadêmica (Direção Geral e Direção Acadêmica) a gestão institucional, no cumprimento da legislação vigente, assegurar a transparência na condução das políticas institucionais, dessa forma é assegurado a consulta dos documentos abaixo elencados: