A inserção social da IES é considerada relevante pelas práticas que foram adotadas para o desenvolvimento econômico-social de sua localidade. Cumprindo seu papel quanto ao desenvolvimento econômico, destaca-se que a FAESB contribui com a formação de profissionais de excelência acadêmica
As ações sociais têm o objetivo de alcançar as comunidades, ao estruturar programas que possam colaborar com a solução de problemas sociais, não apenas imediatos, como doações, mas que construam mudanças no cenário tatuiano a médio e longo prazo.
Para consolidar as ações já existentes de responsabilidade social pretende-se desenvolver em todos os cursos a ação “Seguindo Bem Fazendo o Bem”. Através do “Seguindo Bem Fazendo o Bem”, os cursos organizam diversas atividades sociais, com o propósito de envolver o aluno com a realidade de sua região, bem como despertar nele próprio um processo de mudança, despertando sua consciência social e cidadã. As atividades desenvolvidas deverão ser anualmente apresentadas durante o evento “Mostra de Responsabilidade Social” e consolidadas em um documento com o título “Indo Bem Fazendo o Bem”.
Práticas para o Desenvolvimento Social
a) Ações voltados aos idosos: realização de palestras sobre o envelhecimento saudável continuidade no desenvolvimento do projeto integrado ao curso de enfermagem sobre polimorfismos genéticos e ações de estimulação cognitiva a fim de prevenir doenças que afetam as funções cognitivas superiores como memória, velocidade de processamento, linguagem, função executiva, dentre outras.
O objetivo é contribuir com a construção de políticas públicas a sociais partir de evidências científicas para amenizar ou mesmo sanar as possíveis dificuldades em uma ou mais das funções cognitivas superiores como memória, velocidade de processamento, linguagem, função executiva, dentre outras.
b) Ações voltados aos jovens: as ações aos jovens se concretizam em palestras de orientação vocacional, proporcionando ao jovem, conteúdos que correspondem ao seu momento e fase de vida, auxiliando-o na escolha profissional e incentivando a continuidade aos estudos. A instituição também desenvolve ações com a juventude junto a parceria com a Justiça Restaurativa, e com a Casa da Práxis, movimento popular práxis. Ações de capacitação do menor aprendiz concretizadas através de convênio de cooperação entre a FAESB e o CIEE Tatuí – Centro de Integração Empresa Escola, com concessão das instalações da faculdade para que o CIEE capacite todos os jovens do programa Menor Aprendiz. A FAESB considera relevante sua atuação na juventude, buscando inserção nas escolas, especialmente as públicas, para a realização de palestras sobre orientação vocacional, com o objetivo de incentivar a continuidade aos estudos, e auxiliar o jovem na identificação de suas afinidades profissionais.
c) Ações voltados às empresas: são ofertadas às empresas palestras gratuitas de capacitação aos seus funcionários, cujos conteúdos são relacionados a Atendimento, Administração do Tempo, Marketing Pessoas, Formação de Preços, Métodos de Custeios, Planejamento Tributário, entre outros.
d) Filantropia: pode-se destacar o Trote Solidário, que consiste em arrecadação de donativos às entidades assistências, realizado pelo curso de Administração, envolvendo discentes de segundo ano de curso na campanha, cujos grupos que realizam uma competição, na qual cada grupo representa uma entidade, que receberá os donativos arrecadados por ele. Destaca-se também o trabalho de apoio desenvolvido no cursinho popular e independente da cidade.
Ações de Responsabilidade Social: Inclusão Social
A FAESB contempla em suas ações, “o compromisso social da instituição na qualidade de portadora da educação como bem público e expressão da sociedade democrática e plural, de respeito pela diferença e de solidariedade”. Promove à inclusão através de ações que combatem qualquer forma de desigualdade de acesso à educação e ao conhecimento, promovendo o desenvolvimento do meio em que está instalada, através de atitudes como inclusão da disciplina de libras nas grades curriculares, como também conteúdo de resgate, afirmação e valorização da cultura africana e indígena, além de adaptação das instalações físicas como forma de prática da inclusão.
A FAESB contribui com a acessibilidade e inclusão de pessoas no acesso à educação superior, proporcionando não apenas a estrutura física necessária, mas incutindo em seu corpo técnico-administrativo e docente atitudes assertivas de inclusão social, promovendo a formação da consciência cidadã, a dignidade humana e a igualdade, em contraposição à injustiça social.
A inclusão social da FAESB é parte de uma consciência que compreende a educação como direito humano fundamental, base para uma sociedade justa, com ações voltadas para o acesso e permanência das pessoas no ensino.
Ainda, a instituição tem o compromisso, em sua política de inclusão quanto ao:
− Atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos surdos nas salas de aula e, também, em salas de recursos, em turno contrário ao de matrícula do aluno;
− Apoio, na comunidade acadêmica, o uso e a difusão de LIBRAS entre professores, alunos, funcionários, direção e familiares, inclusive por meio da oferta de cursos;
− Adoção de mecanismos de avaliação coerentes com aprendizado de segunda língua, na correção das provas escritas, valorizando o aspecto semântico e reconhecendo a singularidade linguística manifestada no aspecto formal da Língua Portuguesa;
− Desenvolvimento e adoção de mecanismos alternativos para a avaliação de conhecimentos expressos em LIBRAS, desde que devidamente registrados em vídeo ou em outros meios eletrônicos e tecnológicos;
− Acesso a equipamentos, novas tecnologias de informação e comunicação, bem como recursos didáticos para apoiar a educação de alunos surdos ou com deficiência auditiva.
A Instituição cumpre as exigências de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, dispostas na Lei N° 12764, de 27 de dezembro de 2012. Esta exigência possui como suporte o Núcleo de Acessibilidade (NAC) da Instituição, concebido em consonância com os princípios da educação inclusiva, desenvolve ações que assegurem não somente o acesso físico, mas também a permanência e a participação do discente com necessidades especiais no ambiente educacional.
Dessa forma, o NAC está preparado para lidar com transtornos cognitivos, inclusive os do espectro autista, de forma a incluir esses alunos nos processos de ensino e aprendizagem.
Os objetivos das políticas inclusivas são:
a) Propiciar com capacitações subsídios teóricos e práticos que colaborem para a compreensão da pessoa com necessidades educacionais especiais e pessoas pertencentes a classes minoritárias, por exemplo a formação espectro autista e parceria com instituição promotora de ações direcionadas ao espectro;
b) Inserir como pauta de discussão permanente os aspectos da educação especial e educação inclusiva, em seus aspectos pedagógicos e psicológicos do processo de inclusão, bem como das terminologias utilizadas quando em referência às pessoas com deficiência, para entendimento das necessidades educacionais especiais, para garantir a compreensão dos conceitos de integração escolar e inclusão escolar, e seu contraponto a segregação.
Relação com a Comunidade, Instituições e Empresas
A Política de Relacionamento com a comunidade, poder local e empresas visa contribuir para o desenvolvimento local, através de convênios que produzam relações orgânicas com a comunidade para que a FAESB atinja suas metas de qualidade.
Ações de Transparência e Divulgação de Informações da Instituição e das Eventuais Parcerias
Compete à organização administrativo-acadêmica (Direção Geral e Direção Acadêmica) a gestão institucional, no cumprimento da legislação vigente, assegurar a transparência na condução das políticas institucionais, dessa forma é assegurado a consulta dos documentos abaixo elencados:
I. Projeto Pedagógico e componentes curriculares de cada curso, sua duração, seus requisitos e os critérios de avaliação;
II. Conjunto de normas que regem a vida acadêmica, incluídos este Estatuto e o seu Regimento;
III. Descrição da Biblioteca quanto ao seu acervo de livros e periódicos, físico, virtual ou ambos, relacionada à área do curso, inclusive ao compartilhamento com outros cursos, política de atualização e informatização, área física disponível e formas de acesso e utilização;
IV. Descrição da infraestrutura física destinada e compartilhadas entre os cursos laboratórios, equipamentos instalados, infraestrutura de informática e redes de informação;
V. Publicização das parcerias estabelecidas pela FAESB.